quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Mercado Municipal

Projeto do escritório Ramos de Azevedo. Construído de 1926 a 1932, bem ao lado do rio Tamanduateí, o que possibilitava a presença dos barcos com produtos vindos das chácaras.
Em 25 de Janeiro de 1933, às margens do rio Tamanduateí, numa área de 12.600m², ele foi inaugurado, quando São Paulo contava com uma população de 1 milhão de habitantes.

Prédio imponente ficava localizado em meio aos jardins do Parque Dom Pedro I. Aliás, belos e aprazíveis jardins, que cercavam o rio Tamanduateí. Um verdadeiro parque o qual São Paulo, infelizmente, perdeu.
O novo mercado logo cativou os paulistanos pela qualidade dos produtos, pela variedade e pelos preços. As mercearias com oferta de produtos diferenciados coisas como peças de mortadela, queijos, salames e presuntos.
Um espaço que nos deixa encantados quando olhamos os vitrais, as colunas, as alturas das paredes que nos da a impressão de opulência e fartura. Aliás, não uma falsa impressão, pois a fartura é real.
O Edifício possui 12.600m² de área construída, abriga 1600 funcionários, que movimentam 350 toneladas de alimentos por dia em seus 291 boxes, e recebe uma média diária de 14 mil visitantes, dentres esses estão também os proprietários de restaurantes, visto que o Mercado Municipal Paulistano é o mais tradicional ponto "gourmet" da cidade de São Paulo. O Mercadão, como é conhecido popularmente, é vizinho do palácio das indústrias (antiga sede da prefeitura) e foi projetado em estilo eclético pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926 e inaugurado em 1933.
No Mercado Municipal Paulistano é só saborear com os olhos as cores e as imagens de tantos produtos, dispostos pelos balcões tais como obras de arte emolduradas por uma arquitetura hamônica e bela, e depois sentir o prazer de apreciar os aromas. Cada espaço com seu aroma específico... das frutas maduras e em grande quantidade... dos frios, como a mortadela o presunto e os queijos enormes... Uma beleza envolta com o espírito de antigamente... a tranquilidade do espaço... a limpeza e a educação dos vendedores...
Atualmente, o Mercado Municipal Paulistano, que comemora em 2008 seus 75 anos de existência, conta com a Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano (RENOME), que reúne o organiza os comerciantes do Mercado Municipal, em parceria com a Prefeitura da cidade de São Paulo, a RENOME desenvolve ainda, o Programa Alimentação Saudável, atividades como o Espaço Gourmet onde são ministrados cursos e palestras, em parceria com a General Eletric, e o atendimento ao consumidor no Espaço do Consumidor durante épocas festivas.

http://www.mercadomunicipal.com.br/

Nenhum comentário: